Como funciona a rematrícula?

Atualizado em 07.11.2023

A rematrícula é como uma renovação de votos entre nós dois, garantindo o andamento dos seus estudos entre um semestre e outro.

E nesse artigo nós explicaremos tudo que você precisa saber para realizar a sua matrícula. Aqui você verá:

  • Como fazer a rematrícula manual
  • Como funciona a rematrícula automática?
  • Como fazer o ajuste de grade?

Como fazer a rematrícula manual

O processo é simples e feito através da Secretaria Virtual. Acesse com seu login e senha e então e clique em 'Rematrícula' para começar:

1. Nessa nova aba, estará liberada cinco sugestões de disciplinas para o próximo semestre, além de disciplinas eletivas ou que você tenha trancado em algum período anterior: 

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💡 Importante: 

Você deve incluir no mínimo duas e no máximo quatro disciplinas por trimestre. Nesse momento, você vai escolher as disciplinas que a serão cursadas nos próximos dois tris. Neste artigo você pode entender um pouco mais sobre o funcionamento da divisão de disciplinas por trimestres. 


2. Se essas forem as disciplinas que você deseja cursar, basta descer a página e clicar em 'Prosseguir' e, depois, em “Sim”;

3. Caso você queira incluir outras disciplinas na sua grade, clique no botão 'Adicionar', localizado na lateral superior direita da tela:

rematrícula  - excluir disciplinas . adicionar


4.
Nessa etapa você deve buscar as disciplinas curriculares obrigatórias. Dessa forma, garante que todas as matérias apareçam


5. Marque nas caixas localizadas ao lado esquerdo as disciplinas que você deseja incluir na sua grade do semestre:

rematrícula - disciplina


5. Em seguida, rolando a tela, escolha a turma correspondente:

rematrícula  - turma


6. 
Após a seleção das disciplinas e da sua turma, basta clicar em 'Incluir' e, se não houver nenhuma alteração a fazer, em Prosseguir e depois em “Sim”.


7. 
Assim que o período de rematrícula automática se encerrar, o sistema vai gerar o boleto de pagamento. Com o boleto em mãos, será possível escolher a melhor forma de pagamento para você.

 

🌟Dica: 

É possível escolher entre fazer o pagamento de forma imediata ou aguardar até o vencimento.

 


 

Como funciona a rematrícula automática?

Na rematrícula automática, caso você esteja com todos os pagamentos em dia e assim decida, você não precisa fazer todo o passo a passo de renovação anterior. Quando chegar o momento, seu vínculo será renovado automaticamente!

Como fica a minha grade? 📅

Optando pela rematrícula automática você será inscrito na grade recomendada. No entanto, contaremos com um período de ajuste, que explicaremos ao fim desse artigo e é amplamente divulgado pelo nosso Time de Felicidade do Aluno. 

A rematrícula automática é obrigatória? 🤔

Não. Caso você não queira aproveitar essa facilidade, tranquilo: durante um determinado período previamente divulgado, você poderá optar pela rematrícula manual. Para isso, basta acessar a Secretaria Acadêmica e seguir o seguinte passo-a-passo:


1. Clique em 'Rematrícula':


2. Clique na caixa de seleção de desativação e aperte 'Prosseguir':


3. Uma notificação irá surgir. Tendo certeza da sua escolha, clique em 'Sim':


Feito esse processo, você passará a realizar a matrícula manualmente, como indicando no início desse artigo. 

🚨 Atenção:

A opção de Rematrícula Automática será elegível apenas se todos os pagamentos estiverem em dia.

 


 

Como fazer o ajuste de grade

Se você optou pela Rematrícula Automática, você contará com um período de ajuste de grade, que acontecerá de acordo com data a ser marcada e divulgada. Nele você poderá incluir tanto as disciplinas trancadas quanto eletivas, assim como na rematrícula manual.

 

Para fazer o ajuste de grade basta entrar na Secretaria Virtual na opção 'Rematrícula' e seguir o seguinte passo-a-passo:

 

1. Nessa nova aba, estará liberada cinco sugestões de disciplinas para o próximo semestre, além de disciplinas eletivas ou que você tenha trancado em algum período anterior: 

Ajuste de Grade - Disciplinas


2. Se essas forem as disciplinas que você quer cursar, basta descer a página e clicar em Prosseguir e, depois, em “Sim”;

3. Caso você queira incluir outras disciplinas na sua grade, clique no botão Adicionar, localizado na lateral superior direita da tela:

Ajuste de Grade - Inserção


4.
Nessa etapa você deve buscar as disciplinas curriculares obrigatórias. Dessa forma, garante que todas as matérias apareçam:

Ajuste de Grade - Buscar disciplinas


5. Marque nas caixas localizadas ao lado esquerdo as disciplinas que você deseja incluir na sua grade do semestre:

Ajuste de Grade - Inserção disciplina


6. Em seguida, rolando a tela, escolha a turma correspondente:

Ajuste de Grade - incluir


7.
Após a seleção das disciplinas e da sua turma, basta clicar em Incluir e, se não houver nenhuma alteração a fazer, em Prosseguir e depois em “Sim”.

 

8. Assim que o período de rematrícula automática se encerrar, o sistema vai gerar o boleto de pagamento. Com o boleto em mãos, será possível escolher a melhor forma de pagamento para você. Também é possível escolher entre fazer o pagamento de forma imediata ou aguardar até o vencimento.

 

🚨 Atenção:

Disciplinas de Dependências (DP's) seguem a regra do limite de disciplinas a serem cursadas por trimestre. Então, considere a DP que deseja fazer na hora de escolher as disciplinas a serem cursadas.


Caso precise de algum outro tipo de ajuda, estaremos te esperando na Central de Felicidade do Aluno. 💚