Atualizado em 21.10.2024
Todo semestre os alunos que optarem pela Rematrícula Automática contarão com um período de ajuste de grade, que acontecerá de acordo com data a ser marcada e divulgada. Nele você poderá incluir tanto as disciplinas trancadas quanto eletivas.
Como ajusto a minha grade?
Para fazer o ajuste de grade basta entrar na Secretaria Virtual e clicar em Rematrícula.
1. Nessa etapa você terá liberado a sugestão das cinco disciplinas dos próximos seis meses, além das disciplinas que você pode ter trancado em algum período anterior ou eletivas.
💡 Importante:
Você deve incluir no mínimo duas disciplinas e no máximo quatro por trimestre e que, nesse momento, você vai escolher as disciplinas que serão cursadas nos próximos dois tris. Neste artigo você pode entender um pouco mais sobre o funcionamento da divisão de disciplinas por trimestres.
2. Se essas forem as disciplinas que você quer cursar, basta descer a página e clicar em Prosseguir e, depois, em “Sim”.
3. Caso você queira incluir outras disciplinas na sua grade, clique no botão Adicionar, localizado na lateral superior direita da tela.
4. Nessa etapa você deve buscar as disciplinas curriculares obrigatórias. Dessa forma, garante que todas as matérias apareçam.
5. Marque na flag localizada do lado esquerdo as disciplinas que você deseja incluir na sua grade do semestre.
6. Em seguida, rolando a tela, escolha a turma correspondente. Após a seleção das disciplinas e da sua turma, basta clicar em Incluir e, se não houver nenhuma alteração a fazer, em Prosseguir e depois em “Sim”.
7. Assim que o período de rematrícula automática se encerrar, o sistema vai gerar o boleto de pagamento. Com o boleto em mãos, será possível escolher a melhor forma de pagamento para você. Também é possível escolher entre o pagamento imediato ou aguardar até o vencimento.
E para incluir disciplinas de dependência (DP's)?
As suas disciplinas de dependência serão sempre liberadas no mesmo módulo onde foram cursadas pela última vez. Lembre-se que as disciplinas do seu semestre de estudos ficam organizadas em módulos na plataforma (módulo A ou B).
Exemplo: Se você está no módulo 2B e quer incluir uma disciplina que foi cursada no módulo 2A, ela só estará disponível no período correspondente ao módulo 2A.