Como fazer o ajuste de grade?

Atualizado em 01.10.2023

Todo semestre os alunos que optarem pela Rematrícula Automática contarão com um período de ajuste de grade, que acontecerá de acordo com data a ser marcada e divulgada. Nele você poderá incluir tanto as disciplinas trancadas quanto eletivas.

Como ajusto a minha grade?

Para fazer o ajuste de grade basta entrar na Secretaria Virtual e clicar em Rematrícula.

 

1. Nessa etapa você terá liberado a sugestão das cinco disciplinas dos próximos seis meses, além das disciplinas que você pode ter trancado em algum período anterior ou eletivas.

Ajuste de Grade - Disciplinas

💡 Importante:

Você deve incluir no mínimo duas disciplinas e no máximo quatro por trimestre e que, nesse momento, você vai escolher as disciplinas que serão cursadas nos próximos dois tris. Neste artigo você pode entender um pouco mais sobre o funcionamento da divisão de disciplinas por trimestres. 


2. Se essas forem as disciplinas que você quer cursar, basta descer a página e clicar em Prosseguir e, depois, em “Sim”.

3. Caso você queira incluir outras disciplinas na sua grade, clique no botão Adicionar, localizado na lateral superior direita da tela. 

Ajuste de Grade - Inserção

 

4. Nessa etapa você deve buscar as disciplinas curriculares obrigatórias. Dessa forma, garante que todas as matérias apareçam.

Ajuste de Grade - Buscar disciplinas

 

5. Marque na flag localizada do lado esquerdo as disciplinas que você deseja incluir na sua grade do semestre.

Ajuste de Grade - Inserção disciplina


6. Em seguida, rolando a tela, escolha a turma correspondente. Após a seleção das disciplinas e da sua turma, basta clicar em Incluir e, se não houver nenhuma alteração a fazer, em Prosseguir e depois em “Sim”.

Incluir Turma

 

7. Assim que o período de rematrícula automática se encerrar, o sistema vai gerar o boleto de pagamento. Com o boleto em mãos, será possível escolher a melhor forma de pagamento para você. Também é possível escolher entre o pagamento imediato ou aguardar até o vencimento.

 

🚨 Atenção!

Se você quiser incluir disciplinas que reprovou anteriormente, poderá fazer a inclusão durante o período de ajuste de grade. Caso perca o prazo do ajuste de grade, será necessário a abertura do serviço Inclusão de Dependência, dentro até 11 de fevereiro, sendo o prazo estabelecido em calendário


Não esqueça que as DP's seguem a regra do limite de disciplinas a serem cursadas por trimestre. Então, considere a DP que deseja fazer na hora de escolher as disciplinas a serem cursadas, ok?


Caso precise de algum outro tipo de ajuda, estaremos te esperando na Central de Felicidade do Aluno. 💚