O que é Projeto de Extensão?

Atualizado em 23.07.2025

A partir da RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018, o Ministério da Educação (MEC) determinou que projetos de extensão sejam obrigatórios para todos os cursos de graduação, sejam presenciais ou à distância (EaD), em todas as instituições de ensino públicas e privadas do país.

Afinal, o que é um Projeto de Extensão (PEX)?

Projeto de extensão, atividade de extensão ou extensão universitária é uma forma prática de aplicar o que você aprendeu no seu curso em situações reais. Isso significa que você deverá realizar atividades que ajudem a comunidade através de serviços e pesquisa.

O objetivo é que seja uma troca: a universidade leva seu conhecimento acadêmico para a comunidade que, por outro lado, se enriquece com as experiências e saberes locais. É uma parceria que transforma tanto a universidade quanto a sociedade!

Por exemplo: se você é estudante do curso de Engenharia de Software, você pode realizar um trabalho voltado para a manutenção e segurança de dados de uma ONG próxima a você. Demais, né?

É obrigatório? Quando devo começar as minhas atividades?

A obrigatoriedade é válida para os alunos que iniciaram os estudos a partir de agosto de 2023 (trimestre de 2023.3). Ou seja, você pode ter se matriculado nos meses anteriores, mas se as suas aulas iniciaram a partir desse período, você deverá entregar um novo projeto a cada 6 meses, até o final do seu curso.

Mas relaxa, estamos aqui pra te ajudar! Criamos um manual completo com todas as informações que você precisa saber sobre o projeto de extensão. 😉


Acesse o Manual do Projeto de Extensão

Atenção! Se você iniciou os estudos antes de agosto de 2023, mas trancou a matrícula ou se desvinculou da faculdade (evadiu) e retomou os estudos após o período de obrigatoriedade, você se tornará apto a entrega do PEX e deverá iniciar a entrega logo no primeiro semestre de retorno.

Por quê? Ao retomar os estudos, as suas disciplinas regulares seguirão a grade atualizada do seu curso, que agora conta com o Projeto de Extensão como disciplina obrigatória.


A entrega do PEX é feita pela Central de Carreiras (Workalove). É por lá que você vai acompanhar o status do seu projeto, enviar o que for solicitado e acessar os materiais de apoio.

  • Para calouros ingressantes a partir de 25.3 (inicio das aulas em agosto/2025): o primeiro ciclo do PEX (Projeto de Extensão 1) será teórico e vai avaliar a compreensão sobre como funciona o projeto de extensão. O roteiro estará disponível na própria plataforma e é importante seguir as orientações para responder corretamente.
  • Para veteranos, a entrega envolve ir a campo para desenvolver um Projeto de Extensão na prática. O projeto deverá seguir  as instruções do roteiro localizado na plataforma e envio das evidências que também deve ser feito por lá.


Como funciona e qual é a importância de um PEX?

Projetos de extensão universitária não se limitam a empresas e podem ser realizados em diferentes ambientes como museus, ONGs, escolas, igrejas etc.

Dessa maneira, você tem a chance de ganhar experiência de diversas formas e em diferentes contextos. Veja alguns exemplos:

  • Organizações sem fins lucrativos (ONGs): você pode implementar programas educacionais ou auxiliar em pesquisas.
  • Escolas: é possível realizar atividades de tutoria, aconselhamento ou desenvolvimento de currículo.
  • Hospitais e clínicas: conquistar experiências práticas em assistência ao paciente ou pesquisa.


Agências governamentais, instituições de pesquisa e comunidades rurais ou urbanas também podem ser locais para projetos de extensão em áreas como política, meio ambiente, desenvolvimento comunitário e sustentabilidade. Dependendo da área da sua formação, é possível até mesmo realizar a extensão em pequenos comércios localizados próximo à sua residência.

Realize uma palestra, produza um curso ou um evento. O importante é a prática e como isso se reflete na comunidade a sua volta, assim, você poderá atender e até melhorar a vida dessas pessoas levando o seu conhecimento, atendendo a demanda ou necessidade dessa comunidade, empresa ou organização.

É importante destacar que, além de colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do seu curso, com as atividades de extensão,  você vai desenvolver habilidades profissionais valiosas como, por exemplo, pensamento analítico, trabalho em equipe, liderança e comunicação.

Explorar novos interesses, criar novas conexões (network), ampliar a visão de mundo para além da sala de aula, ter contato com novas culturas e a satisfação pessoal em poder contribuir com melhorias, também são outros benefícios que essas atividades vão te proporcionar.

E, por último, mas não menos importante: desenvolver esse projeto pode ser uma excelente oportunidade para empreender e criar ideias inovadoras que podem gerar grandes impactos no futuro. Já imaginou? 😍

Projeto de Extensão x Atividades Complementares: qual é a diferença?

Basicamente ambas as atividades têm o objetivo de agregar conhecimento ao longo da sua formação, mas é super importante entender que as atividades complementares nem sempre serão compostas de atividades relacionadas com a área do seu curso.

Já as atividades de extensão devem estar relacionadas ao conteúdo do seu curso. Além disso, na extensão você precisa colocar a mão na massa em atividades exclusivamente práticas.

Para entender melhor sobre essa diferença entre os tipos de atividades, acesse o artigo: Qual a diferença entre Projeto de Extensão e Atividades Complementares?