O que fazer na reta final do Enem?

A prova do ano pra você que é um vestibulando está chegando. Milhões de alunos espalhados pelo Brasil inteiro irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É claro que o tempo passa a ser uma questão muito importante nesse momento. Chegamos em uma época em que é necessário pensar em um conjunto de estratégias específicas para essa reta final. Mas calma, nada de desânimo.

Separamos em quatro tópicos o que você pode fazer a poucos meses do Enem:

1. Tenha foco

Nesse momento da caminhada dos estudos, você precisa ter na sua visão quais são os conteúdos que mais caem no Enem e ter certeza de que não possui dúvidas disso. Esses temas que sempre aparecem no Enem precisam obrigatoriamente ser privilegiados na hora da revisão. Mas vamos lá, isso não significa que você vai apenas focar nessas disciplinas, obviamente, você não pode deixar as outras matérias de lado. Foque também para que o seu nível de dúvida seja zero nesses conteúdos que tendem a cair com mais frequência, seja fazendo exercícios sobre essa disciplina ou fazendo resumos sobre essas matérias.

Baixe aqui um ebook com as matérias que você precisa priorizar nesse momento.

Nas nossas aulas do Guia do Estudo Perfeito, você vai conhecer técnicas de aprendizado que irão te ajudar demais a ter esse foco nas matérias necessárias para você conseguir a sua aprovação.

E aí, quer saber ainda mais o que é o Guia do Estudo Perfeito? Assista essa aula que preparamos com mais informações do GEP

2. Revise com exercícios

A revisão é importante em qualquer parte do ano e é uma estratégia que não pode faltar. Como falamos na dica acima, já que você deve focar nos assuntos que mais caem no Enem, que tal revisar esses assuntos com exercícios?

Utilize os exercícios para encontrar mais questões sobre aquele conteúdo em que você tem muita dificuldade ou precisa revisar. Separamos também alguns segredos para revisão de milhões:

  • Enumere tudo o que já estudou até agora, escrevendo isso em uma folha de papel;
  • Pegue um marca texto ou uma caneta vermelha e sublinhe, entre esses temas enumerados, aqueles que mais caem no Enem;
  • A partir disso, você terá os conteúdos que já estudou e que mais caem no Enem;
  • Em quais desses conteúdos você tem mais dificuldade? Comece a sua revisão por aí!!

3. Mantenha ritmo nos exercícios

Os exercícios servem, também, para você treinar. Podemos até usar como um exemplo o treino físico, onde temos que ter volume e intensidade.

Se você aumenta o volume, que no caso do treino físico é o peso, você diminui a intensidade, e reciprocamente. No início, com os exercícios, pode ser interessante que você aumente a quantidade, o volume de exercícios: 20, 30, 40 questões por dia!

Quando muda a carga de intensidade, sua preocupação é outra. Sabe aquela matéria em que você tem muita dificuldade? Selecione questões sobre esse assunto do Enem. A repetição não é o objetivo, e sim a qualidade que você está propondo para aquilo.

Artigos que também podem te ajudar:

Além disso, temos o nosso blog com ainda mais dicas para o Enem e outros artigos bem interessantes para você? Venha conferir o blog da Descomplica. Apostamos que você não irá se arrepender! 💚

 

Ficou alguma dúvida?


Manda uma mensagem para gente, vamos te ajudar! 💚


É só clicar no botão localizado no canto inferior direito da sua plataforma de aulas e falar com a nossa assistente virtual, a IA.smin. 

IA