Antes de mais nada, é importante entender que tanto o Projeto de Extensão quanto às Atividades Complementares são indispensáveis para a sua formação profissional. Elas são formas de expandir e enriquecer o seu aprendizado para além do que é ensinado em sala de aula.
Nesse artigo separamos as principais diferenças entre as duas atividades para te ajudar durante a sua jornada de estudos. Se liga:
✍️ Atividades Complementares
São atividades obrigatórias somente para alguns cursos de graduação. Sua carga horária é flexível e varia de acordo com cada curso.
A carga horária de cada atividade também leva em conta se o curso é de licenciatura ou bacharelado e são divididas por grupos, em que cada um deles possui um peso diferente de acordo com cada curso.
Alguns exemplos de atividades complementares:
- Cursos: para se manter atualizado nas últimas tendências e tecnologias ou aprender uma nova língua.
- Palestras: para obter diferentes perspectivas e insights.
- Congressos: para se conectar com outros profissionais e estudantes e aprender sobre as pesquisas mais recentes.
- Visitas à cidade histórica: isso mesmo, aquela visita guiada a monumentos históricos que você fez nas férias também podem ser aproveitadas!
Nessas atividades, você participa, aprende e, geralmente, recebe um certificado que comprova o novo conhecimento adquirido.
Para saber mais, acesse o artigo: O que são atividades complementares e como funcionam?
🤝 Projeto de Extensão
Já o Projeto de Extensão vai um passo adiante. Além de serem obrigatórias para todos os cursos de graduação, elas devem estar relacionadas com a área de cada curso.
E o mais importante: elas buscam aproximar o conhecimento acadêmico com os saberes e experiências da comunidade. Ou seja, nessas atividades, você, como aluno, deverá levar o seu conhecimento adquirido no curso até uma determinada comunidade de forma prática.
Isso pode envolver projetos como:
- Palestras: onde você compartilha seu conhecimento sobre um determinado tema.
- Cursos: para ensinar habilidades específicas à comunidade.
- Eventos: para promover atividades que beneficiem a comunidade local.
Aqui, a ideia é que você não só aprenda, mas também aplique e compartilhe o seu conhecimento, ajudando a melhorar a vida das pessoas.
Resumindo:
Enquanto as Atividades Complementares permitem que você personalize seu aprendizado e adquira novas habilidades essenciais para sua carreira, o Projeto de Extensão oferece a oportunidade de aplicar, de maneira prática, o conhecimento obtido em sala de aula, contribuindo para o seu desenvolvimento social e pessoal.
Isso significa que:
Você pode estudar Administração mas amar tecnologia, e, com isso, assistir palestras sobre Inteligência Artificial e garantir algumas horas complementares.
Por outro lado, para cumprir o seu Projeto de Extensão, você deverá realizar uma palestra sobre administração em uma Instituição, por exemplo.
E aí, ficou mais claro? Qualquer dúvida ou ajuda que precisar, é só entrar em contato com a gente! 💚